← Voltar ao feed

Trump anuncia acordo com Irã 'amplamente negociado' para reabrir Estreito de Ormuz

3 fontes · 24 May 2026
1 consensos · 1 parciais · 1 contradições

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado (23 de maio de 2026) que um acordo com o Irã foi "amplamente negociado" e incluirá a reabertura do Estreito de Ormuz — corredor marítimo por onde passa um quinto do petróleo mundial. O anúncio veio após conversas telefônicas com líderes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Paquistão, Turquia, Egito, Jordânia, Bahrein e Israel sobre um "Memorando de Entendimento relativo à PAZ".

Citações da imprensa (1)
Pbs News Hour

"President Donald Trump said Saturday that a deal with Iran on the war, including opening the Strait of Hormuz, has been "largely negotiated" after calls with Israel and other allies in the region."

Segundo Trump, "os aspectos finais e detalhes do acordo estão sendo discutidos atualmente e serão anunciados em breve", mas o texto permanece "sujeito à finalização" entre Estados Unidos, Irã e os demais países envolvidos. Uma proposta preliminar reportada pela mídia americana inclui extensão de 60 dias do cessar-fogo iniciado em abril, reabertura do Estreito de Ormuz sem taxas, fim do bloqueio americano aos portos iranianos, remoção de algumas sanções para permitir que o Irã venda petróleo livremente, e compromissos iranianos de nunca obter armas nucleares.

Citações da imprensa (1)
Dw News, May 24, 2026

"A draft proposal, which is being termed a Memorandum of Understanding (MoU) and which is close to being agreed upon by Iran and the US, includes a 60-day extension of the ceasefire that was first reached in April, according to US media outlet Axios. During the extended truce, the Strait of Hormuz would be reopened with no tolls in place. The US would lift its blockade of Iranian ports. The US would remove some sanctions on Iran to allow it to freely sell oil. The deal includes commitments from Iran that it will never try to obtain nuclear weapons."

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, confirmou à televisão estatal que as posições americanas e iranianas "estavam convergindo" na última semana, mas alertou que isso "não significava que seriam alcançados acordos sobre questões-chave" e acusou os americanos de "declarações contraditórias". Baqaei descreveu o objetivo iraniano como um acordo "na forma de uma estrutura, consistindo em 14 pontos", com novas negociações previstas para 30 a 60 dias.

Citações da imprensa (1)
Bbc News

"Iranian foreign ministry spokesman Esmaeil Baqaei earlier told state television that US and Iranian positions had been converging in the last week, but warned that did not mean agreements would be reached on key issues and accused the Americans of "contradictory statements"."

O anúncio impactou imediatamente os mercados de petróleo: o Brent crude havia despencado 11% para US$ 97 por barril em 6 de maio, quando Trump sinalizou progresso nas negociações, após ter atingido US$ 126 por barril na semana anterior quando o bloqueio parecia permanente. O otimismo surge após semanas de tensão, com Trump tendo rejeitado demandas iranianas como "totalmente inaceitáveis" na semana passada e autoridades americanas anônimas informando à imprensa na sexta-feira sobre preparativos para uma nova rodada de ataques militares.

Citações da imprensa (1)
The Guardian

"Initially, the news sent Brent crude oil – which had risen as much as 6% earlier this week after the latest attacks in the Middle East – tumbling 11% to as low as $97 (£71) a barrel. It was the first time it has fallen below $100 since 22 April. ... The oil price had hit $126 a barrel last week, its highest level since 2022, after Trump said the US blockade of Iranian ports could last for months and peace talks remained stalled."

1. O que se sabe (1)

Trump anunciou no sábado (23 de maio) que um acordo com o Irã foi 'amplamente negociado'

3 fontes A Gazeta Band G1
2. Onde a cobertura é mais esparsa (2)

Cobertos por apenas algumas fontes, ou onde os relatos divergem.

Cobertos por apenas algumas fontes (1)

Detalhes específicos da proposta preliminar incluindo extensão de cessar-fogo de 60 dias e remoção de sanções

Reportado por: Dw News
Não cobriram: A Gazeta Band G1

Versões em conflito (1)

Controle iraniano sobre o Estreito de Ormuz após possível acordo

1 fonte — "O Estreito de Ormuz será totalmente aberto conforme anunciado por Trump": G1
1 fonte — "A passagem pelo Estreito não será totalmente livre e estará sob administração iraniana": Agência Iraniana Fars Via G1
3. O que ainda não se sabe (4)
  • What are the 14 specific points in the Iranian framework proposal?

    Por que ainda não se sabe: Iran's negotiating position has not been made public; details are under active discussion and will emerge only if/when a final agreement is announced—reasonable for ongoing talks to keep proposals confidential

  • What is the exact date or window for the announcement of final agreement details?

    Por que ainda não se sabe: Trump's 'in breve' and Iran's '30–60 days' are intentionally vague; neither side has committed to a specific date, and diplomatic timelines shift—acceptable for a deal still in flux

  • How did Israel, Saudi Arabia, and other regional allies specifically react to the proposed terms?

    Por que ainda não se sabe: Official statements from allied governments on confidential negotiating terms may not be released until a final agreement is public; Trump's characterization of calls as 'very productive' is the public record available

  • Does Iran's government endorse Trump's characterization of the agreement, or does it view the terms as inaccurate?

    Por que ainda não se sabe: Baqaei's statement that convergence 'does not mean agreements on key issues' is on record; full alignment between U.S. and Iranian public messaging may not emerge until a finalized agreement exists—acceptable given the negotiation is unfinished

Todas as fontes

3